Just another WordPress.com weblog

7 DE ABRIL – Dia de comemorar…o que?

Vida fácil? Jornalistas labutam dia-a-dia para manter a população mais do que informada: atenta ao mundo real

Correr de um lado a outro da cidade, pesquisar, analisar, refletir, interpretar, abordar, perguntar, fazer-se confiável, explorar uma pauta, desenvolver um tema, escrever, delimitar, publicar, sofrer processos judiciais, perder, ganhar, fazer-se conhecido…

Ufa! Ser jornalista pode parecer uma profissão glamorosa, fácil, cheia de ‘tchans’ e tudo mais. Porém, quando você entra de cabeça nela e passa a conhecer melhor o dia a dia, percebe que não é algo tão fácil de executar.

O jornalismo é uma das profissões mais notórias em todos os países. No entanto, é marginalizada, banalizada, relegada aos níveis mais baixos das profissões. Isso porque a mania do jornalista é perguntar, “fuçar” e fazer tudo o que está escrito no primeiro parágrafo deste texto.

Hoje a história é um pouco diferente de alguns anos atrás. Há um clamor por justiça, mas não somente pela melhoria das condições humanas em um país. Mas pela melhoria do próprio padrão de vida do jornalista. Buscamos a valorização, buscamos uma estabilidade, mas dificilmente isso é válido.

Dia 07 de abril é nosso dia. Mas, depois de sermos ‘massacrado’ por dez ministros do Supremo Tribunal Federal, que nos tirou o valor que tínhamos em uma profissão regulamentada e embasada após anos e anos nas faculdades, será que temos algo para comemorar?

Esse dia é de reflexão, de olhar para nossa realidade e saber que nada vai bem. Muita coisa precisa ser feita. O Brasil lutou muito pela liberdade de imprensa e agora, mais do que nunca, precisamos fazer valer esse direito ao nosso país. Imprensa livre, valorizada e regulamentada. É o nosso maior presente!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s